Reflexões sobre esse conhecimento estranho e fascinante que faz com que, ainda hoje, 25 anos depois dos primeiros livros e primeiros mapas, eu me surpreenda quando encontro, em um mapa, o retrato simbólico exato de uma vida real.

domingo, 13 de março de 2011

- MULHERES AR-FOGO.




                  Ela é linda e tem o corpo escultural, mas, homens, cuidado, essa mulher foge a todas as definições do feminino que vivem no imaginário masculino.  Ela é dinâmica, objetiva, esportiva e independente em alto grau.  Bem humorada e de raciocínio rápido veio ao mundo com a missão de exterminar a cultura machista que ainda existe em redutos que vão desde os países sul-americanos ou muçulmanos até clubes para homens, em plena Europa, onde a mulher já conquistou uma melhor condição de igualdade com o homem. 

                 Mas não pense que a mulher ar-fogo tem um discurso feminista na ponta da língua: não precisa, sua vida vale mais que mil discursos pró igualdade entre os sexos.  Além disso, ela não quer ser masculina, pelo contrário, persegue, entre batons, saias e filhos, sua identidade feminina.

                  Ironicamente, no entanto, essa mulher vai buscar a união e seu equilíbrio com um homem do tipo água-terra, e aqui começa uma peça de muitos atos e desatos entre esses dois seres que andam na contramão do estereótipo de sua sexualidade.  Ele é contemplativo e suspira lendo poesia, adora ficar em casa, indeciso, lento, melancólico, ciumento e temeroso.  Ela, um dínamo de energia criativa e positiva.  É claro que, levados a esse extremo caricatural, esse casal não suportaria mais que trinta segundos juntos.  Mas a vida conspirou para aproximá-los, dando a essa mulher alguns pontos em água-terra e a esse homem um pouco de ar-fogo, além de existirem inter aspectos que explicam a afinidade e a atração.

                 Uma amiga foi minha inspiração para esse texto.  Ela tem Sol-Mercúrio e ascendente em Áries, Lua em Gêmeos, Marte e Júpiter em Aquário e uma Vênus nadando solitariamente nas águas de Peixes.

                 A combinação Áries, o signo mais ativo, com Aquário, o signo mais impessoal, é aquela que dá o tipo mais extremo entre as combinações ar-fogo em mapa de mulher.


                Isso significa, por exemplo, uma mulher que deixa os homens inseguros por ser forte, firme, decidida e ter sempre um ar de "não preciso de você" ( e não precisa mesmo).

                 Atualmente envolvida com um canceriano, me encontrou aflita na rua para falar das dificuldades do relacionamento.  Me sinto responsável, afinal fui eu que enumerei os pontos positivos entre os mapas no começo apaixonado da relação.  Após o desabafo inicial, reconhece que tem aprendido muito com o seu companheiro. Respiro aliviado e emendo com o velho discurso da paciência e tolerância que as pessoas de forte traço ariano ouvem com a atenção de uma criança levada e ...não demoram a esquecer.

                 Evitando generalizações (vício tão comum entre astrólogos e simpatizantes) preciso dizer que já conheci arianos verdadeiros gentlemen e que a impaciência assim como a irritação e a intolerância não são traços que possam ser  identificados por signo mas pelo estudo dos planetas no mapa.

               Já em casa, me pergunto o quanto essa misteriosa ciranda zodiacal que mal se faz conhecer através de véus aos astrólogos pode ser usada para nos ajudar nesta curta passagem da vida.

             A astrologia tem sido para mim uma mestra tolerante. Lentamente, ao longo de mais de vinte anos, ela tem desmontado as muralhas de dúvidas que levantei e que, por hábito, torno a levantar. 


            Perfis extremos, como o de minha amiga ariana, são raros, mas, graças a eles, podemos ver de perto, ainda vivos e inequívocos, os mesmos arquétipos que impressionaram os povos da antiguidade.
(texto escrito em 2005)

..
                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário